Terça, 19 de Janeiro de 2021 01:57
(49) 9 9156-0163
Carros e Motos Carros e Motos

Renault entra na onda retrô e recria o antecessor do Clio

14/01/2021 10h41
14
Por: Redação
Renault entra na onda retrô e recria o antecessor do Clio
source
Renault 5 Prototype
Divulgação

Renault 5 Prototype adianta linhas de um dos sete modelos elétricos que a marca pretende lançar até 2025, primeiramente na Europa

O Grupo Renault divulga os pontos do plano estratégico Renaulution , que prevê até 2025 o lançamento de 14 modelos eletrificados. Metade deles 100% elétricos, baseados nas novas plataformas CMF-EV e CMF-B EV, numa lista que irá incluir até a recriação do icônico hatch compacto Renault 5.

Perdeu? Mostramos de Novo

Leia também

Transição para o carro elétrico ganha velocidade no mundo Fiat 500 elétrico chega às lojas na Itália antes de chegar ao Brasil Renault cria uma versão do Kwid para eletrificar as massas na Europa

Produzido em duas gerações, entre 1972 e 1996, o antecessor do Renault Clio foi revelado em sua versão "2021" como o conceito 5 Prototype. Seguindo o que a Fiat fez com o 500, o time de design comandado por Gilles Vidal se baseou nas linhas básicas do carro original para criar uma reinterpretação moderna do hatch.

Pensado como um veículo 100% elétrico, o 5 Prototype teve a entrada de ar no capô transformada em uma tampa para a tomada de recarga das baterias. Já o espaço dos faróis de neblina no carro original passou a comportar as luzes diurnas de LED, enquanto as lanternas traseiras verticais ganharam aletas aerodinâmicas. Outro detalhe de estilo incomum do conceito é o teto forrado em tecido.

O Renault 5 original dos anos 1970. Foto: Divulgação Renault 5 Prototype. Foto: Divulgação Renault 5 Prototype. Foto: Divulgação Renault 5 Prototype. Foto: Divulgação Renault 5 Prototype. Foto: Divulgação Renault 5 Prototype. Foto: Divulgação

A marca francesa não deu detalhes sobre a mecânica e nem a data para o lançamento da versão de produção do compacto elétrico, que segundo a empresa terá a missão de "democratizar o carro elétrico" na Europa.

Elétricos e modernos

Renault Flins
Divulgação

Fábrica de Flins (França) vai converter veículos a diesel para propulsão elétrica entre o que foi programado pela fabricante

Ainda dentro do plano Renaulution, a marca francesa quer passar a ser vista como uma marca tecnológica. Além da criação do ecossistema digital Software République , que irá focar no desenvolvimento de novas tecnologias, os carros da Renault vão incorporar a partir do próximo ano a nova central multimídia My Link, com tecnologia fornecida pelo Google e que vai permitir a integração dos serviços da empresa americana aos veículos.

Outra iniciativa da Renault será a criação de um centro de reciclagem de automóveis e de conversão de veículos comerciais a diesel em veículos movidos a biogás e elétricos na fábrica francesa de Flins, que atualmente é responsável pela produção do elétrico Zoe.

Fonte: IG CARROS
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Barracão - PR
Atualizado às 01h52 - Fonte: Climatempo
15°
Muitas nuvens

Mín. 15° Máx. 26°

15° Sensação
18.7 km/h Vento
75.5% Umidade do ar
90% (40mm) Chance de chuva
Amanhã (20/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 23°

Sol com muitas nuvens e chuva
Quinta (21/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 24°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias