Terça, 19 de Janeiro de 2021 02:02
(49) 9 9156-0163
Carros e Motos Carros e Motos

Confira as dicas de como enfrentar um alagamento com o seu carro

14/01/2021 12h14
21
Por: Redação
Confira as dicas de como enfrentar um alagamento com o seu carro
source
enchente
Divulgação

Atravessar uma enchente não é tão simples. Basta uma troca de marcha para fazer o carro parar e ficar lá boiando na água.

Carros de passeio em geral não foram feitos para trafegar por áreas alagadas . Situação que se torna ainda mais crítica nos modelos atuais, recheados de sistemas eletrônicos e que facilmente podem falhar e deixar o motorista no meio da água com o veículo em pane.

Leia também

Veja 5 dicas para afastar a ferrugem do seu carro ou moto Confira cinco dicas para reduzir o consumo de combustível Calor? Veja 5 dicas para como evitar que o motor superaqueça

Mas há situações em que enfrentar uma enchente é inevitável. Por esse motivo é importante que o veículo esteja em boas condições de funcionamento e que o condutor siga algumas regras básicas no momento da travessia.

A reportagem do IG Carros buscou o engenheiro mecânico e especialista em manutenção de automóveis Denis Marum para dar algumas dicas e reduzir as chances de encontrar problemas ao enfrentar uma enchente com o seu carro

1 - Antes da enchente

Assim que a chuva começar a cair, fique atento aos aplicativos de trânsito e ao noticiário do rádio para saber como evitar as áreas de alagamentos .

"Não enfrente a enchente achando que pode ultrapassá-la. Como os veículos têm os comandos elétricos, é muito fácil o carro dar pane e você ficar no meio da água", explica Marum.

Perdeu? Mostramos de Novo

2 - Manutenção

Para enfrentar a chuva com segurança, é fundamental que a manutenção do carro esteja em dia. Palhetas do limpador de para-brisa precisam estar em bom estado e o reservatório de água do esguicho cheio com a mistura de água e um fluído desengordurante.

A borracha das portas também deve estar em bom estado, para reduzir as chances de entrada de água no veículo , assim como o sistema elétrico do veículo, permitindo o funcionamento de equipamentos como o desembaçador do vidro traseiro e do sistema de iluminação.

3 - No alagamento

Antes de passar pelo ponto de alagamento , observe a profundidade máxima, que não deve superar a metade da roda. Na travessia, engate a primeira marcha e não deixe de acelerar.

Verifique a passagem de carros e caminhões no sentido contrário para evitar a marola, que pode permitir que a água alcance a entrada do filtro de ar, provocando a parada do motor. Se o carro morrer, não tente fazê-lo pegar. Peça ajuda e retire-o do local onde está parado.

4 - Depois da enchente

Mesmo que você consiga atravessa o alagamento com segurança, o carro deve passar por uma revisão após a enchente .

Além da lavagem externa, é necessário trocar o óleo do motor e outros fluídos, limpar a parte externa do radiador, verificar o filtro do ar e o sistema de iluminação e fazer uma limpeza do sistema de freios.

5 - Higienização

Não basta cuidar apenas da parte externa. Se a água entrou na cabine do veículo, o único jeito para evitar o mau cheiro e fazer a limpeza interna de bancos, carpete e forrações.

"Depois de enfrentar a enchente , o carro precisa ir para uma oficina e passar pela verificação detalhada e lavagem interna completa, senão a perda e a desvalorização serão ainda maiores", comenta Marum.

Fonte: IG CARROS
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Barracão - PR
Atualizado às 01h52 - Fonte: Climatempo
15°
Muitas nuvens

Mín. 15° Máx. 26°

15° Sensação
18.7 km/h Vento
75.5% Umidade do ar
90% (40mm) Chance de chuva
Amanhã (20/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 23°

Sol com muitas nuvens e chuva
Quinta (21/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 24°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias