Na noite de ontem (09), foi realizada a primeira sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Barracão/PR, dando início oficial aos trabalhos do legislativo municipal. Na ocasião foram apresentados projetos, requerimentos e indicações em várias áreas.
Entre as apresentações, estavam o requerimento, apresentado pelo Cabo Bellan (PSL) e Luciane Garcia (PV), sobre o cumprimento da lei federal Nº 13.708/2018, que estipula o teto salarial para os agentes de saúde e endemias, que foi rejeitado por maioria.
Segundo a lei que foi aprovada pelo congresso, vetada pelo então presidente Michel Temer (MDB) e derrubado o veto na câmara dos deputados, estipula que a partir deste ano, deverá ser pago R$1.550,00, mais voucher para compra de uniformes. Segundo informações levantadas pelo Portal Agora Noticias (PANTV), na atualidade a categoria no município, está recebendo em torno de R$1.200,00, já incluso a ajuda de custo para custear a roupa de trabalho.
Em contato com Bellan, ele disse que o requerimento é para que o salário dos agentes seja pago conforme a lei aponta e que não é um aumento, apenas um direito que os trabalhadores têm nesta área, que neste tempo de pandemia, se tornou de muito risco.
“Não estamos pedindo para aumentar o salário dos agentes de saúde, apenas querendo que o que é seu de direito, seja cumprido, ainda mais com esta pandemia. Sobre nós estar levando os agentes na câmara, eles foram por conta própria, estão brigando por seus direitos”.
Após a sessão, Leandro Hahn (Podemos) que foi indicado líder do governo Jorge Santin (PSD) na câmara, disse em entrevista ao Portal Tri, que já está sendo feito um levantamento, para chegar ao pé da questão, por isso a derrubada do requerimento pela bancada de vereadores. O parlamentar ainda afirmou que não irá tolerar este tipo de pressão, onde o vereador reúne grupos de pessoas, para jogar contra a Câmara de Vereadores.
“Já está sendo feito um levantamento para saber os direitos de todas as categorias, inclusive dos agentes de saúde, por isso foi rejeitado pela bancada. Então nós vereadores não vamos permitir que um vereador venha pra cá e traga um grupo de pessoas, para jogar contra a câmara”.
Mín. 17° Máx. 29°
Mín. 18° Máx. 26°
Sol com muitas nuvens e chuvaMín. 17° Máx. 25°
Sol com muitas nuvens e chuva