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Detran-SP usa rede de câmeras para combater fraudes em vistoria

22/02/2021 às 13h12
Por: Redação
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Detran-SP usa rede de câmeras para combater fraudes em vistoria
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Detran-SP está empregando câmeras panorâmicas e de 360° para fiscalizar as vistorias de veículos
Divulgação

Detran-SP está empregando câmeras panorâmicas e de 360° para fiscalizar as vistorias de veículos

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Para evitar fraudes como adulteração e clonagem de veículos, o Detran-SP está utilizando uma rede de câmeras de monitoramento, panorâmicas e até 360° para acompanhar em tempo real o trabalho realizado pelas ECVs (Empresas Credenciadas de Vistorias).

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Os equipamentos já estão em funcionamento em todas as ECVs do estado de São Paulo, permitindo que profissionais do departamento de trânsito possam fazer o acompanhamento das vistorias pelo computador ou com o uso de um smartphone. Segundo a Diretoria Setorial de Veículos do Detran-SP , o uso da fiscalização remota por câmeras, além de ser mais econômico e ágil, permite simultâneo do trabalho das ECVs, o que antes só era possível com o envio de equipes presenciais.

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Um dos objetivos da medida é descobrir falhas no processo da inspeção ou até mesmo a facilitação para fraude durante a vistoria, aumentando as chances, por exemplo, de identificação de um veículo dublê, nome que é dado a veículos geralmente roubados ou furtados que tem suas características de identificação copiadas de outro automóvel para dificultar a apreensão pela polícia.

De acordo com o Detran-SP, sistema permite a comprovação da veracidade das imagens de um laudo
Divulgação

De acordo com o Detran-SP, sistema permite a comprovação da veracidade das imagens de um laudo

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Outro ganho será em relação à verificação do estado de conservação e da presença dos itens de segurança do veículo. O monitoramento constante vai permitir ainda a comparação das imagens e informações contantes nos laudos emitidos com aquelas registradas pelo órgão de trânsito.

O projeto piloto do Detran-SP foi iniciado em 2019 e contribuiu para aumentar o banco de dados de imagens de cada automóvel. Antes, para veículos de passeio, era preciso de nove a 11 fotos, agora, são mais de 30. Para filmagens, o número era limitado a um vídeo de dez segundos em câmera panorâmica, agora, são três vídeos, sendo dois deles em câmera 360º, sem tempo determinado. Durante essa fase inicial, o monitoramento constante permitiu identificar irregularidades em 50 empresas.

Fonte: IG CARROS
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