Sábado, 10 de Abril de 2021 17:01
(49) 9 9156-0163
Polícia DISCÓRDIA

Dionísio - “Pinhão da discórdia”; Polícia doa apreensão, mas repercussão é negativa

Polícia Militar Ambiental doou pinhões apreendidos no último dia 30

02/04/2021 09h07
Por: Redação Fonte: PAN/Marcos Prudente
Foto: Mosaico PAN
Foto: Mosaico PAN

No dia 30 de março, dois dias antes da liberação da venda de pinhão, a Polícia Militar Ambiental (PMA), apreendeu 66 kg, com um homem que estava vendendo-os à beira da BR 163, próximo do distrito de Idamar, município de Dionísio Cerqueira. Apesar dos policiais estarem cumprindo a lei do defeso da semente, a apreensão acabou repercutindo negativamente e os internautas deixaram uma repercussão negativa nas redes sociais, onde pediam bom senso aos policiais. 

Mas quando tudo parecia se acalmado, a PMA reapareceu, desta vez no dia de ontem (01), fazendo a doação do pinhão para entidades que trabalham com acolhimento de crianças, das cidades de Dionísio Cerqueira, Campo Erê e São Miguel Do Oeste, todas no Oeste de Santa Catarina. Mas as rajadas de comentários negativos à ação, foram muito mais do que as poucas em defesa dos policiais ter cumprindo a lei.

No dia 31 março, a informação da apreensão repercutiu nos veículos de imprensa da região e Cris Muniz, influencer digital, buscou se inteirar das necessidades do vendedor de pinhão, quando descobriu que o mesmo passava por dificuldades, precisava de ao menos R$700,00 urgente, assim como R$500,00 para pagar a multa que levou, por estar vendendo a semente de forma irregular. Segundo a influencer, o objetivo da vaquinha foi alcançado e o jovem acabou por ter um ressarcimento do prejuízo.

A colheita, comercialização, transporte e recolha do pinhão é proibida antes do dia 01 de abril, devido à lei do defeso da semente. As araucárias, que estão na região sul do país, vêm sofrendo ameaças de extinção há décadas.

Opinião

Acredito que por estar na antevéspera da comercialização, os policiais poderiam ter usado o bom senso, ter orientado o contraventor e não apreendido o pinhão. Porém optaram em cumprir a lei, que também era o certo a se fazer, mas talvez não se atentaram ao momento que o país e o mundo vive, com pessoas que estão buscando todos as formas de levar o sustento para dentro de sua casa e como não se tratava de uma colheita predatória, teria evitado o desgaste popular, o que tem crescido muito contra os policiais, uma vez que alguns estão cumprindo de forma exacerbada as ordens de governadores e prefeitos, no combate à pandemia. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Barracão - PR
Atualizado às 16h44 - Fonte: Climatempo
29°
Poucas nuvens

Mín. 14° Máx. 30°

28° Sensação
10.4 km/h Vento
37.2% Umidade do ar
90% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (11/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 29°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Segunda (12/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 25°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias