Sábado, 19 de Junho de 2021 12:28
(49) 9 9156-0163
Barracão SEGURANÇA

Barracão - Vereadores abrem debate sobre segurança nas creches e escolas

Objetivo será oferecer mais segurança às crianças e profissionais da educação

06/05/2021 11h19
Por: Redação Fonte: PAN/Marcos Prudente
Foto: Reprodução Legislativo TV
Foto: Reprodução Legislativo TV

Na noite de ontem (05), durante sessão na Câmara de Vereadores de Barracão/PR, os vereadores iniciaram um debate sobre a segurança nas creches e escolas do município. A discussão teve início após o massacre ocorrido em Saudades/SC, no dia 04 de maio, onde duas professoras e três crianças menores de 2 anos de idade, foram mortas em um atentado, que teve um jovem de 18 anos, armado com uma “espada ninja", golpeando as vítimas.

O debate teve início em uma indicação da bancada de oposição, composta por Cabo Bellan (PSL), Luciane Garcia (PV) e Moacir Pazin (MDB), onde foi argumentado a necessidade de aumentar a segurança nas creches e escolas municipais, sugerindo um segurança até mesmo armado, em cada unidade educacional. 

A bancada de situação, composta pelos vereadores João Carvalho (Presidente), Marcio Dambroski, Zé Borsatto (PSD), Leandro Hahn e Jusse (Podemos), apoiou a iniciativa, se colocando a favor do projeto.

A proposta foi aceita de forma unânime pelos 9 parlamentares, porém sempre com a ressalva que a segurança é primordial, mas não resolverá todos os problemas na área, uma vez que poderá diminuir os casos, não extinguir. Já que as leis do país não cooperam para que haja uma punição proporcional ao crime cometido e quando a polícia prende, a brecha no código coloca o indivíduo em liberdade. A unanimidade seguiu e ambos querem chegar a uma forma legal perante as leis vigentes, para que a proteção das crianças e profissionais seja ampliada.

Bellan, líder da oposição, em suas palavras, disse que a preocupação dos pais, que novos casos possam surgir, aumentou. Afirmando que foi testemunha ocular do desespero de pais que estão com medo de seus filhos ir a escola, uma vez que temem um serial killer, dado as informações repassadas via WhatsApp, porém já desmentida pela polícia, de que existiria um grupo de jovens, com um pacto de realizar uma série de atentados em escolas.

“Eu fui levar meu filho ao colégio, os pais estavam lá aterrorizados, ainda mais que surgiram esses boatos nas redes sociais. É preocupante, isso não acontece só em grandes centros, está aí, não podemos esperar acontecer alguma coisa para fazer”.

Leandro que é líder da bancada de situação, endossou as palavras de todos, mas pontuou que para implantação de certa forma de segurança, precisa que as leis penais brasileira mudem. Citando sua passagem como delegado nomeado de Bom Jesus do Sul, onde várias vezes prendeu, mas a justiça acabou liberando o acusado, assim como dos cinco homicídios que atendeu no município, todos ocorreram entre parentes.

“Durante o tempo que estou como assistente de segurança do município de Bom Jesus do Sul, ocorreram cinco homicídios, dos cinco, todos foram familiares. Não foi ninguém de fora, um bandido, foram pessoas da convivência. Nossa sociedade está doente, como diziam meus colegas, precisa buscar mais de Deus, buscar ser mais família. Então para resolver o problema, será a partir do momento que endurecer um pouco mais nossas leis”. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Barracão - PR
Atualizado às 12h11 - Fonte: Climatempo
11°
Chuva

Mín. Máx. 13°

11° Sensação
11.2 km/h Vento
90.5% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (20/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 12°

Geada
Segunda (21/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 15°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias