Sábado, 19 de Junho de 2021 12:14
(49) 9 9156-0163
Senado Federal Senado Federal

Senado vai debater estratégia para retorno seguro às aulas presenciais

O Senado realizará sessão temática na sexta-feira (14), a partir das 10h, para debater uma estratégia nacional para o retorno seguro das aulas pres...

12/05/2021 17h21
Por: Redação Fonte: Agência Senado
O retorno às aulas presenciais é tema de projetos de lei que tramitam na Câmara e no Senado - Cecilia Bastos/Imagens USP
O retorno às aulas presenciais é tema de projetos de lei que tramitam na Câmara e no Senado - Cecilia Bastos/Imagens USP

O Senado realizará sessão temática na sexta-feira (14), a partir das 10h, para debater uma estratégia nacional para o retorno seguro das aulas presenciais na educação básica e superior. O requerimento para realização dessa discussão (RQS 1.448/2021) foi apresentado pelo senador Jean Paul Prates (PT-RN) e também contou com a assinatura de outros 17 senadores.

O retorno seguro às aulas vem sendo discutido no Senado por meio do PL 5.595/2020, projeto de lei que inclui o ensino entre os serviços essenciais e impede a suspensão de aulas durante a pandemia, e na Câmara dos Deputados por meio do PL 2.949/2020, projeto de lei que dispõe sobre a estratégia para o retorno das aulas.

Jean Paul Prates argumenta que é importante discutir o tema sem pressa, com foco na segurança de alunos e professores. Para ele, a transformação da educação em um serviço essencial “não deve ser aprovada sem que o parlamento torne possível o debate qualificado dos seus pormenores”.

“Faz-se necessário que o Senado Federal promova um debate qualificado sobre a necessidade de uma estratégia nacional para o retorno seguro às aulas presenciais, com a colaboração de pesquisadores, gestores, trabalhadores em educação e estudantes, uma vez que o direito à educação não deve se confrontar com o direito à vida, em um contexto de grave crise sanitária”, afirma ele.

Em seu requerimento, Jean Paul Prates propôs que fossem convidados para o debate representantes dos ministérios da Educação e da Saúde, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e do Instituto Butantan. Também serão convidados o senador Marcelo Castro (MDB-PI), presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado (CE), e a deputada federal Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO), que é a relatora do PL 2.949/2020 na Câmara.

Também foram convidados representantes da seguintes entidades, que representam estudantes e profissionais da educação: União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes).

Votação

A discussão sobre o PL 5.595/2020 tem dividido a opinião de senadores. Já houve duas tentativas de votação, mas o projeto acabou sendo retirado de pauta. Após o debate de sexta-feira, será avaliada a reinclusão do projeto na pauta de votações do Senado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Barracão - PR
Atualizado às 12h11 - Fonte: Climatempo
11°
Chuva

Mín. Máx. 13°

11° Sensação
11.2 km/h Vento
90.5% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (20/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 12°

Geada
Segunda (21/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 15°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias