Terça, 18 de Janeiro de 2022
22°

Poucas nuvens

Barracão - PR

Saúde Paraná

Estado e municípios pactuam ações de reforço na vigilância em Saúde

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Paraná (Cosems/PR) pactuaram uma série de reforços nas aç...

08/12/2021 às 17h30
Por: Redação Fonte: Secom Paraná
Compartilhe:
Foto: Américo Antonio/Sesa
Foto: Américo Antonio/Sesa

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Paraná (Cosems/PR) pactuaram uma série de reforços nas ações de Vigilância em Saúde durante a 5ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB/PR) realizada nesta quarta-feira (8).

Dentre as ações aprovadas, destacam-se o Programa Estadual de Fortalecimento da Vigilância em Saúde (ProVigiA), já anunciado pelo Governo do Estado nesta terça-feira (7), além do planejamento de execução da retomada de procedimentos cirúrgicos eletivos no Paraná.

Somente para o ProVigiA, serão destinados R$ 30 milhões a mais do tesouro do Estado. Além disso, o Governo deve lançar, ainda este ano, um programa estadual de procedimentos cirúrgicos eletivos, com incremento de custeio, objetivando diminuir a fila de espera em todo o Paraná.

“Essas ações que foram pactuadas hoje são gargalos muito antigos da Saúde do Estado, que aumentaram com a pandemia da Covid-19 e precisam de uma atenção especial, que agora será possível graças ao esforço e união de todos os envolvidos”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

VACINAÇÃO– Na ocasião, o setor de Imunização da Sesa também fez uma apresentação sobre o panorama da campanha de vacinação contra a Covid-19 no Paraná. Os dados mostram a necessidade de busca ativa por parte dos municípios para aplicação da segunda dose (D2) em cerca de um milhão de paranaenses que não voltaram para completar o esquema vacinal.

“Depois de tudo que passamos até chegar uma vacina que levasse esperança para as pessoas, ainda temos registros de atrasos ou falta de procura pela segunda dose. Precisamos que essas pessoas se conscientizem da importância da imunização completa”, disse o secretário municipal de Saúde de Mangueirinha e presidente do Cosems, Ivoliciano Leonarchik.

A equipe também ressaltou a importância da otimização do uso dos frascos de vacinas para que não haja descarte de nenhum imunizante. A Sesa orienta, que em casos de sobra de doses, os municípios podem articular o remanejamento das vacinas com outras cidades, com apoio das Regionais de Saúde.

A secretaria estadual está distribuindo as vacinas de acordo com a necessidade apontada pelos municípios, reservando o restante dos imunizantes no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), em Curitiba.

MAIS AÇÕES– Também foram apresentadas normas para operacionalização da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS); as prioridades sanitárias macrorregionais discutidas no Planejamento Regional Integrado (PRI); a migração dos medicamentos para o tratamento de hepatites virais para o Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica e o novo modelo para acesso aos medicamentos; repactuação das referências para tratamento cirúrgico da obesidade e dos fluxos de acesso e a atualização dos municípios infestados pela dengue no Paraná.

PRESENÇAS– Da Sesa, participaram da reunião o diretor-geral, Nestor Werner Junior, o diretor de Gestão em Saúde, Vinícius Filipak, e a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti David Lopes; a 1ª diretora administrativa do Cosems e secretária municipal de Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak; a representante e diretora do Conselho Fiscal Sul do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e secretária municipal de Saúde de Pinhais, Adriane da Silva Jorge Carvalho; a 1ª vice-presidente do Cosems e secretária municipal de Saúde de Corbélia, Cleide Teresinha dos Santos Messias; além dos diretores das 22 Regionais de Saúde do Estado, gestores municipais de Saúde e demais servidores da Sesa.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Barracão - PR Atualizado às 04h40 - Fonte: ClimaTempo
22°
Poucas nuvens

Mín. 20° Máx. 36°

Qua 34°C 19°C
Qui 35°C 19°C
Sex 34°C 20°C
Sáb 34°C 20°C
Dom 36°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias