Terça, 18 de Janeiro de 2022
21°

Poucas nuvens

Barracão - PR

Saúde Paraná

Com 66% de adesão, Saúde comemora participação dos municípios ao PlanificaSUS

A equipe da coordenação do  PlanificaSUS  da Secretaria estadual da Saúde tem vivido uma intensa agenda, ao percorrer as regiões do Estado. O objet...

08/12/2021 às 18h10
Por: Redação Fonte: Secom Paraná
Compartilhe:
Foto: Carlos Rodrigues/Mini
Foto: Carlos Rodrigues/Mini

A equipe da coordenação do  PlanificaSUS  da Secretaria estadual da Saúde tem vivido uma intensa agenda, ao percorrer as regiões do Estado. O objetivo é promover os workshops de adesão ao programa e formalizar a participação dos municípios ao PlanificaSUS Paraná. Das 22 Regionais de Saúde, 13 foram visitadas e 264 municípios (66,16%) já assinaram o termo de adesão ao projeto que visa integrar a Atenção Especializada e a Atenção Primária na perspectiva de fortalecimento da Rede de Atenção à Saúde no Paraná.

A expansão do programa faz parte das ações da Sesa para a fase pós-pandemia. “A reorganização da Atenção Primária e Especializada é fundamental nesse momento. Precisamos restabelecer o contato com a população que sofre de doenças crônicas e que se distanciaram das unidades de saúde”, ressaltou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Criado, em 2019 como proposta do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Ministério da Saúde e Sociedade Beneficente Israelita Albert Einstein, o PlanificaSUS é um projeto de educação permanente da saúde idealizado para capacitar as equipes das regionais e municípios para que organizem o acesso aos serviços de forma integrada e humanizada.

“A meta é abranger os 399 municípios, de todas as regiões de saúde. Estamos em uma verdadeira maratona para conseguir o apoio de todos e implantar esse programa de integração, que une as equipes nos territórios. Queremos avançar na garantia da assistência aos nossos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), e o PlanificaSUS é o caminho”, disse a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes.

IMPLANTAÇÃO– Um projeto-piloto foi inicialmente implantado na 4ª Regional de Saúde, em Irati, no Centro-Sul do Estado. Desde 2019, várias atividades foram realizadas na região com sucesso, principalmente voltadas para a atenção aos idosos. Após dois anos, técnicos e membros do Grupo Condutor Estadual do PlanificaSUS Paraná expandem agora a 1ª etapa aos demais municípios.

AGENDA– As assinaturas ao termo de adesão pelos gestores municipais iniciaram em 22 de novembro e seguem até ao dia 16 de dezembro. Os próximos workshops acontecem nas regionais de Pato Branco (7ª), Francisco Beltrão (8ª), Foz do Iguaçu (9ª), União da Vitória (6ª), Paranaguá (1ª), Cornélio Procópio (18ª), Apucarana (16ª) e Londrina (17ª).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Barracão - PR Atualizado às 05h21 - Fonte: ClimaTempo
21°
Poucas nuvens

Mín. 20° Máx. 36°

Qua 34°C 19°C
Qui 35°C 19°C
Sex 34°C 20°C
Sáb 34°C 20°C
Dom 36°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias