Terça, 18 de Janeiro de 2022
22°

Poucas nuvens

Barracão - PR

Senado Federal Senado Federal

Kajuru diz que "lucros exorbitantes" da Petrobras são resultado da exploração do povo brasileiro

Em pronunciamento, nesta quarta-feira (8), o senador Jorge Kajuru (Podemos-GO) denunciou os lucros que considera exorbitantes da Petrobras, de outu...

08/12/2021 às 20h55
Por: Redação Fonte: Agência Senado
Compartilhe:
Jefferson Rudy/Agência Senado
Jefferson Rudy/Agência Senado

Em pronunciamento, nesta quarta-feira (8), o senador Jorge Kajuru (Podemos-GO) denunciou os lucros que considera exorbitantes da Petrobras, de outubro de 2020 a outubro deste ano, e disse que foram superiores aos dos quatro maiores bancos brasileiros. Ele destacou que a soma dos lucros do Itaú, do Santander, do Bradesco e do Banco do Brasil nesse período foi de R$ 83 bilhões, enquanto a estatal obteve um lucro líquido de R$ 135 bilhões. 

De acordo com o parlamentar, esse resultado não se deveu a melhorias na produção, na tecnologia ou no refino, ou ainda a um aumento de sua participação no mercado internacional ou à descoberta de novas reservas de petróleo.  

— Não! Simplesmente descobriu uma forma criminosa de explorar o povo brasileiro, atrelando o preço dos combustíveis ao dólar, e, como o preço do barril disparou no mercado internacional e o real se desvalorizou bastante no Governo Bolsonaro, os lucros da Petrobrás dispararam junto com o dólar, afirmou. 

Kajuru disse que a Petrobras deve ter sido a petroleira que mais lucrou no mundo nos últimos meses, pois teve uma taxa de lucro de 38,7% no segundo trimestre deste ano, enquanto, como comparação, a taxa média de lucro da indústria mundial de petróleo em 2020 foi de 6,8%. 

O senador acusou o presidente Jair Bolsonaro; o ministro da Economia, Paulo Guedes, e a atual diretoria da Petrobras de mentirem quando dizem que uma mudança na política de preços da empresa poderia fazer com que a estatal quebrasse. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Barracão - PR Atualizado às 04h20 - Fonte: ClimaTempo
22°
Poucas nuvens

Mín. 20° Máx. 36°

Qua 34°C 19°C
Qui 35°C 19°C
Sex 34°C 20°C
Sáb 34°C 20°C
Dom 36°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias