Sábado, 25 de Junho de 2022
12°

Poucas nuvens

Barracão - PR

Saúde Paraná

Encontro de tutores do PlanificaSUS Paraná debate acesso da população à saúde

O acesso da população à Rede de Atenção à Saúde foi o tema principal debatido nesta semana (17 a 19) no 4º Encontro de Formação de Tutores Regionai...

19/05/2022 às 16h20
Por: Redação Fonte: Secom Paraná
Compartilhe:
Foto: SESA-PARANÁ
Foto: SESA-PARANÁ

O acesso da população à Rede de Atenção à Saúde foi o tema principal debatido nesta semana (17 a 19) no 4º Encontro de Formação de Tutores Regionais do PlanificaSUS Paraná. Promovido pela Secretaria de Estado da Saúde, o evento reuniu na Escola de Saúde Pública, em Curitiba, 75 tutores da Atenção Primária à Saúde (APS) e da Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) de 21 Regionais.

Entre os temas trabalhados nesses três dias estiveram a identificação de possíveis barreiras de acesso, os fluxos, índices de absenteísmo e as estratégias para melhoria da organização dos serviços.

“O objetivo maior desses encontros é qualificar e aprimorar a atenção primária e especializada e reorganizar os processos já existentes, e isso deve ocorrer de forma padronizada em todas as regiões do Estado, permitindo uma integralidade ao cidadão paranaense que utiliza o Sistema Único de Saúde”, afirmou o secretário da Saúde, César Neves.

A metodologia e informações discutidas neste encontro com os tutores serão replicadas aos municípios pelas Regionais de Saúde, atingindo cerca de oito mil profissionais de saúde da APS e AAE.

Segundo a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti David Lopes, o encontro foi de extrema importância para que todos os tutores tenham conhecimento das estratégias e inovações propostas nas linhas de cuidado prioritárias da Sesa. “Os tutores estão fazendo análises de estudo de casos que abrangem a atenção materno infantil, saúde mental, saúde do idoso e condições crônicas. Essa troca é muito importante para fortalecer cada vez mais a rede de Atenção à Saúde em todo Paraná”, disse.

O próximo encontro de formação dos tutores ocorrerá em setembro, e até lá as áreas técnicas da Sesa envolvidas farão capacitações com todas as Regionais de Saúde.

PLANIFICASUS– O PlanificaSUS é uma estratégia nacional de educação permanente que busca consolidar a operacionalização plena da Rede de Atenção à Saúde (RAS), e visa desenvolver competências, habilidades e atitudes necessárias às equipes técnicas e gerenciais, para organizar, qualificar e integrar os processos de trabalho da (APS), (AAE) e Atenção Hospitalar (AH) com foco nas necessidades de saúde dos usuários.

A execução do PlanificaSUS Paraná está prevista no Plano Estadual de Saúde (2020-2023), e hoje os 399 municípios aderiram à metodologia. O Estado é o primeiro no Brasil a expandir a estratégia.

Confira mais detalhes do programa AQUI .

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Barracão - PR Atualizado às 22h13 - Fonte: ClimaTempo
12°
Poucas nuvens

Mín. 11° Máx. 20°

Dom 20°C 11°C
Seg 21°C 10°C
Ter 22°C 10°C
Qua 19°C 9°C
Qui 22°C 3°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias