
A disputa pelo comando da Câmara de Vereadores de Barracão entrou na reta final e a disputa vai rolar nesta quinta-feira, dia 5 de novembro de 2026. Com base no artigo 21 do Regimento Interno, o atual presidente da Casa, Zé Borsatto, convocou a eleição da mesa diretora para o biênio 2027/2028. A peleja promete esquentar os bastidores da política local, já que todos os edis podem entrar em campo como postulantes, mas três nomes despontam na linha de frente para assumir a braçadeira de capitão.
Entre os cotados para a presidência, Raul Gaiteiro corre por fora, sendo apontado nos corredores como o nome com menor tração neste momento, embora na política não dê para bobear com zebra. Em situação um pouco mais favorável aparece Mano Carvalho. Contudo, quem surge como o grande favorito segundo as articulações de vestiário é o ex-padre Valdinei Batisti, que desponta com forte favoritismo para sentar na cadeira mais cobiçada do Legislativo. Correndo por dentro, o vereador Leandro Hahn já chamou a responsabilidade e pregou diálogo para tentar fechar um acordo de consenso entre os pares.
A disputa é de primeira divisão porque a presidência da Câmara concentra a chave do cofre e o apito do jogo. Quem senta na cadeira tem o poder de acelerar projetos do Executivo em regime de urgência ou engavetar matérias em comissões por anos, além de negociar propostas diretamente com o prefeito antes mesmo da votação em plenário. Cabe também ao mandatário abrir ou arquivar pedidos de CPI e impeachment, comandar licitações, contratos e reformas, gerenciar os cargos em comissão da Casa e decidir sobre a devolução de sobras orçamentárias para a Prefeitura.
Para completar o cenário de alta voltagem, o cargo carrega a prerrogativa da linha sucessória direta da chefia do Executivo. Como o atual vice-prefeito reeleito sequer apareceu para trabalhar após o pleito, qualquer eventual licença do prefeito coloca o presidente da Câmara automaticamente na titularidade da Prefeitura de Barracão. Diante dessa brecha, circula nos bastidores a possibilidade de a nova mesa diretora requerer ou pautar a cassação do vice-prefeito por abandono de cargo, um sonho de quem quer ver político trabalhando no cargo que foi eleito para trabalhar, mas com os compadrios entre os edis, isso apenas acaba transformando a eleição da Mesa em um xadrez decisivo para o futuro político da cidade.
Mín. 18° Máx. 24°